CONFIRA DICAS VALIOSAS SOBRE SUPLEMENTOS

Mas o que são exatamente esses tais suplementos?

O próprio nome já esclarece bastante: suplementar significa adicionar, complementar. Os suplementos alimentares, portanto, têm o objetivo de adicionar nutrientes à dieta, complementando-a, assim descreve a consultora nutricional Heloísa Guarita.

Os suplementos constituem-se em preparações artificiais de reposição de vitaminas, nutrientes, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos.
Importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.

Mas o que é perigoso é comprar suplementos por conta própria e sair utilizando vários produtos juntos sem nenhuma orientação profissional. Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter consequências desagradáveis.

As pessoas que desejam iniciar o uso de suplementos alimentares devem verificar os nutrientes que o constituem e quais são as doses diárias que devem ser consumidas.

Mas tem uma coisa né gente, todo mundo sabe que um médico deve ser procurado para realizar exames que possam detectar o risco de ingerir determinadas substâncias. Podem ocorrer problemas na função renal e problemas cardíacos. Outros problemas que podem ser causados pelo uso indiscriminado dos suplementos são o suor excessivo, insônia, dor e cansaço e aceleração do batimento cardíaco.

Mas será que a maioria segue a regra? É algo muito importante!

Existem 6 tipos de suplementos, cada um para uma certa necessidade física e intensidade de treino. Daí também a importância de ir ao médico, pois ele vai te orientar sobre qual suplemento você deve escolher.

Suplementos Hipercalóricos

São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.


Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos

São suplementos proteicos
Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.




Suplementos Termogênicos

Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.






Suplementos Antioxidantes

Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.




Suplementos Polivitamínicos e Minerais

A nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EUATLETA recomenda que apenas praticantes de atividade física intensa, atletas e indivíduos com ingestão alimentar restrita ou inadequada façam uso de polivitamínico. Ela adverte que os suplementos devem ser ingeridos na hora de deitar, longe das grandes refeições, para evitar interações negativas entre vitaminas e minerais. Por exemplo, o cálcio diminuí a absorção de ferro e zinco, e o sódio diminuí a absorção de cálcio


Suplementos Hormonais
São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.


Se o objetivo do uso do suplemente for emagrecer, os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos são: Whey protein, CLA, Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados mais rapidamente.

Se o objetivo do uso dos suplementos alimentares for ganho de massa muscular, Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos. Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, Mega Mass, Whey protein, Linolen e L-carnitina.


Existem também suplementos alimentares naturais, que são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista. Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, da marca internacional Biovea.

O post te ajudou a esclarecer dúvidas sobre Suplementos? Dê nos sua sugestão para novas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário